Cadastrar Divergência

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Cadastrar Divergência

Através desta página, o usuário poderá informar as divergências encontradas na extração automática da Produtividade Mensal, referente a um determinado mês/ano. O intuito dessa funcionalidade é sinalizar para a Corregedoria Geral da Justiça que, no entendimento dos servidores e/ou magistrado da Serventia, há divergências entre o quantitativo de processos obtido pela rotina de extração automática e a quantidade que a Serventia entede ser a correta. Para tanto, devem ser informados os números dos processos que deveriam ser acrescentados ou removidos da lista da extração automática de determinado(s) indicador(es) da produtividade.

Como acessar esta funcionalidade?

A partir do navegador Internet Explorer, acesse a página da Intranet do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e clique no menu de Sistemas. Digite SGEC e clique com o mouse para selecionar o Sistema SGEC dentre as opções existentes. Na próxima tela, clique sobre o botão "Acessar Sistema". Será aberta a tela de logon do sistema SGEC. Digite sua matrícula, sua senha de acesso e selecione a unidade para a qual deseja informar as divergências da Produtividade Mensal. Por fim, para ter acesso ao sistema, clique no botão "Logar". Após ter acesso ao sistema, na página inicial do mesmo, clique sobre a opção de menu Cadastrar Divergência. O sistema exibirá a tela "Cadastro/Alteração de Divergências" conforme exibido na imagem 1.

Imagem 1

Imagem 1

O usuário deverá selecionar para qual tipo de produtividade ele deseja registrar divergências: Serventia ou Magistrado.

O sistema apresentará no campo “Serventia” o nome da Serventia em que o usuário está logado.

O campo Juiz apenas ficará disponível se o tipo de produtividade selecionado for Magistrado. Nesse caso, o sistema preencherá esse campo com a lista de todos os juízes que tiveram produtividade extraída no mês vigente e o preenchimento desse campo passa a ser obrigatório.

O campo Mês/Ano será preenchido automaticamente com Mês/Ano imediatamente anterior ao mês/ano corrente. Esse campo ficará desabilitado e não permite edição.

 Será possível informar as divergências do Mês/Ano imediatamente anterior durante todo o mês/ano corrente, contanto que a rotina de extração automática já tenha sido finalizada, o que normalmente ocorre por volta do dia 10 de cada mês. 
 É necessário que exista pelo menos um registro de extração para a Serventia e/ou Magistrado naquele período para o qual se deseja registrar as divergências . 
 Só será possível realizar registro de divergências após o final do processamento da rotina de extração automática. 

Após o preenchimento dos campos, deve ser acionada a opção "Carregar", a qual exibirá uma tela conforme a imagem 2.

Imagem 2

Imagem 2

Na imagem 2, temos a lista de todos os indicadores da produtividade passíveis de informação de divergências.

Serão exibidos indicadores que possuam regra de extração e que não sejam de natureza administrativa.

Indicadores em que ambos os valores "Total Sistema" e "Total Informado" forem zero serão suprimidos.

Todos os indicadores que tem sua informação bloqueada no Cadastro de Produtividade estarão disponíveis para cadastro de divergência.

O usuário deve escolher o indicador desejado acionando a opção Informar Divergência, o que exibirá uma tela conforme a imagem 3.

Registro das Divergências

Imagem 3

Imagem 3

 Após informadas todas as divergências, deve ser acionada a opção Gravar localizada no final da tela, para que os dados efetivamente sejam salvos. Caso contrário todas as divergências informadas serão perdidas. 

Esta tela é dividida em três seções, onde o usuário poderá realizar três ações distintas:

1ª Seção - Consultar um processo para inserir na lista de divergências

1ª Seção

No primeira seção da tela, o usuário tem a opção de informar processos que fazem parte do indicador em questão mas não estão na lista gerada pela extração automática.

O usuário poderá consultar um processo através do Sistema de Consulta Processual Única (SCPU) informando um número de processo no campo Processo e acionando o botão "Consultar Processo". Não deve ser informado o número do recurso (numeração após a barra).

Caso o número informado seja de um processo válido, esse processo será exibido na lista situada logo abaixo, assim como todas as suas variações (todos os seus recursos, nos diferentes sistemas em que o processo tramitou).

Cada para cada um dos processos recuperados pela consulta do SCPU, serão exibidas as informações de Sistema (onde o processo tramita), Data da Distribuição, Número do Processo, Classe, Data e Nome da Última Movimentação, para que o usuário possa avaliar qual o processo correto a ser incluído na lista de divergências.

Para proceder a inclusão de um ou mais números de processos na lista da produtividade, o usuário deve selecionar o número desejado, clicando com o mouse na linha do processo desejado. A linha do processo selecionado ficará com a cor cinza. Podem ser selecionados mais de uma processo por vez, basta clicar sobre a linha de cada número de processo desejado.

Após selecionados os processos, o usuário deverá acionar o botão "Incluir Processos Selecionados". Isso fará com que os processos selecionados sejam movidos para a lista da segunda seção da tela, que é a lista dos processos que devem fazer parte da produtividade para o indicador em questão. Os processos incluídos aparecerão na lista da produtividade com a situação "Incluído".

Não será permitido incluir processos que já estejam nas listas "Processos pertencentes à produtividade" ou "Processos excluídos da produtividade". Caso deseje incluir um processo que esteja na lista "Processos excluídos da produtividade", ele deverá ser reincluído conforme descrito na 3ª seção (ver tópico abaixo).

Caso mais de um processo esteja selecionado para inclusão e algum desses seja criticado (exibição de mensagem de erro) na situação supracitada, ele deve ser desmarcado para que os demais possam ser incluídos.

Obs.: Durante a inclusão dos processos, se em algum momento for exibida uma mensagem sobre a interrupção do processamento, selecione a opção "Não" para que a inclusão seja concluída.

2ª Seção - Processos pertencentes à produtividade

2ª Seção

Na 2ª seção, serão exibidos todos os processos extraídos automaticamente para o indicador selecionado. Esses processos aparecerão com a situação Extraído, sendo possível diferenciar os processos extraídos originalmente e os processos incluídos por meio da 1ª seção desta tela.

Aqui será possível informar os processos que não devem fazem parte do indicador selecionado, mas que estão constando equivocadamente na lista gerada pela extração automática.

Os processos a serem excluídos devem ser selecionados da mesma forma descrita na primeira seção. Após selecionados, deve ser acionada a opção "Excluir processos selecionados". Isso fará com que os processos selecionados sejam movidos para a terceira seção da tela, onde ficarão todos os processos extraídos originalmente pela extração automática mas que foram excluídos através do "Cadastro de divergências".

Processos que sejam incluídos por meio da primeira seção e depois sejam excluídos da segunda seção serão apenas descartados, não sendo incluídos na terceira seção.

 Nesta seção serão exibidos no máximo 1000 processos da lista gerada pela extração automática. Serão exibidos os processos com movimentações mais recentes. O usuário pode visualizar essas listas em suas integralidade a partir da Consulta de Produtividade Mensal 

3ª Seção - Processos excluídos da produtividade

3ª Seção

Nessa seção ficarão os processos extraídos originalmente pela rotina de extração automática e que foram removidos da segunda seção. O usuário tem a possibilidade de reincluir um processo caso este tenha sido excluído equivocadamente. Os processos que se deseja reincluir na listagem da produtividade devem ser selecionados e em seguida deve ser acionada a opção "Reincluir os processos selecionados". Os processos serão movidos de volta para a segunda seção.

Conclusão do Registro das Divergências

Para que o registro das divergências seja concluído, o usuário deverá acionar a opção Gravar no final da tela.

Ao gravar as alterações o sistema verificará a quantidade de processos listados na segunda seção e comparará esse valor com o valor do campo Total Informado.

Caso os valores sejam diferentes, o sistema exibirá um alerta mas não impedirá a gravação dos dados contanto que o usuário selecione a opção Ok.

Esse alerta não será exibido para indicadores bloqueados.