Ciclo de Avaliação

De Manuais de Sistemas
Ir para: navegação, pesquisa

Este módulo possui as seguintes funcionalidades:

  • Pesquisar Ciclo de avaliação
  • Incluir Ciclo de avaliado
  • Editar Ciclo de Avaliados


Índice

Como acessar essa funcionalidade?

Para acessar essa funcionalidade, o usuário deve selecionar a opção: "àrea da Comissão" no menu do sistema e logo após selecionar a opção "Ciclo de Avaliação".

Msdjus.PNG

Operação do Sistema

Pesquisar Ciclo de Avaliação

Exibe os filtros disponíveis para a pesquisa.
01 img02.png
Informe os filtros de pesquisa e clique no botão Botão01.PNG.
O sistema exibe a listagem de avaliações.
02 img03.png


Incluir Ciclo de avaliação

Para a adicionar um novo ciclo de avaliação clique no botão Botao02.PNG na tela "Pesquisar Ciclo de Avaliação", será apresentado as seguintes abas.
  • Aba Geral:Sistema não permitirá que seja cadastrado mais de um ciclo com o mesmo nome.

No campo Matriz de Avaliação lista todas as matrizes de avaliações ativas.

Abageral1.PNG
  • Aba Matriz de Peso: Nesta aba será exebido Matriz de pesos do tipo Grupo de Avaliado X Tipo de Avaliador, Matriz de pesos do tipo Grupo de Avaliado X Grupo de Competência, Matriz de pesos do tipo Grupo de Avaliado X Seção de Formulário de Avaliação.
Abamatrizdepeso.PNG
  • Aba Acordo: Nesta aba é possível definir o modelo do acordo, escolher os anos da GAM disponíveis assim como os semetres, em "Classificação que indica que a competência é obrigatória no acordo", Ao selecionar a opção, o sistema habilita o campo de seleção da "_Taxonomia:Escala_" . Ao selecionar a taxonomia:escala o sistema irá considerar as competências classificadas (matriz de classificação utilizada no ciclo) por essa taxonomia:escala como obrigatória nos acordos do ciclo.

Caso seja selecionado "Controlar número de competências por grupo",o sistema habilitará uma grid com as colunas: *Grupo de competências, Qtde.MIn e Qtde Máx. Esses valores devem indicar a quantidade mínima e máxima de competências a serem incluídas num acordo do ciclo. Caso seja selecionado "Grupo de funcionários avaliados que não necessitam assinar o acordo", o sistema possibilitará a escolhas de quais grupos de avaliado não necessitarão assinar o acordo. Essa escolha implica que os avaliados não necessitarão assinar acordo para que ele seja considerado "assinado". Somente a assinatura do avaliador gestor será necessária. Caso seja selacionado "Não exibir a aba de indicadores", o sistema não exibirá a aba indicadores na confecção do acordo. Caso seja selacionado "Não exibir a aba de projetos", o sistema não exibirá a aba projetos na confecção do acordo.

Abaacordo.PNG
Obs1:  A Matriz de Competência por Área deve ser encontrada a partir da Matriz de Classificação.
Obs2: A quantidade mínima permitida no grupo de competência deve ser 1. A quantidade máxima não pode ser menor que a quantidade mínima.
  • Aba Formulário: Nesta aba é possível indica o modelo de formulário a ser utilizado pelo ciclo.

Caso " Justificar somente notas abaixo de 7", só deve ser habilitada para seleção caso algum dos tipos de formulário de avaliação em "Justificativa obrigatória para" seja marcado. Quando selecionado, implica que a justificativa dos itens do formulário de avaliação que tiverem nota inferior ao valor escolhido devem obrigatoriamente ser preenchidas. Valor padrão igual a 7. Na parte refetrente a Opções de formulário de Feedback em "Obrigatório justificar feedbacks positivos", caso seja selecionado implica que a justificativa de itens marcados como positivos devem ser obrigatórios. Em "Obrigatório justificar feedbacks negativos" ,caso seja selecionado implica que a justificativa de itens marcados como negativos devem ser obrigatórios. Em "Número mínimo de caracteres que devem ser preenchidos na justificativa", caso selecionado, deve ser informado um valor de 1 a 255. Implicando que a justificativa do formulário de feedback deve ter o tamanho mínimo. Em "Obrigatório comentar projetos, atividades, objetivos ou metas", caso selecionado, indica que será necessário justificar os itens do formulário de feedback relacionados a projetos e atividades.

       Em Fluxo de formulários de Recurso e indicado como será o fluxo  dos formulários de consenso e recurso no sistema, de acordo com o perfil do avaliador(gestor supervisor), Ao escolher a opção "Fluxo Padrão", na aba Períodos só deve estar disponível o grid de "Períodos Específicos". 

Ao escolher a opção Fluxo Alternativo, o formulário de consenso será encaminhado ao gestor avaliador e o recurso aos usuários com perfil de comissão especial de avaliação(a aba Períodos deve estar disponível apenas o grid de "Períodos por Tempo de Exercício).

Abaformularionovo1.PNG
Abaformularionovo2.PNG
  • Aba Períodos (Períodos Específicos): Nesta aba é possível definir os períodos do ciclo de avaliação, prazos são obrigatórios.Todos os outros períodos devem estar contidos no período de vigência. Não existe precedência de períodos. Os períodos podem ser todos iguais. Exibe as opções: Realizar avaliação com períodos específicos e Realizar avaliação de acordo com o tempo de exercício. Nos campos "Inicio" e "Fim",Indica que as funcionalidades referentes ao período estarão habilitadas no sistema a partir dessa data conforme o status da avaliação:
   Revisão de acordo - período em que o acordo poderá ser criado/editado.
   Feedback - habilita a criação/edição de formulários de feedback no período
   Acordo -habilita a criação/edição de formulários de acordo no período
   Avaliação - habilita a criação/edição de formulários de avaliação no período
   Consenso - habilita a criação/edição de formulários de consenso no período
   Recurso - habilita a criação/edição de formulários de recurso no período
  • Períodos (Períodos por Tempo de Exercício): Nesta aba é posssível utilizar datas especificas do período do ciclo de avaliação, definir de exercício e o tempo do formulário em dias.
Abaperitos.PNG


  • Aba Resultados:Nesta aba é posssível indica o relatório ao qual o parâmetro se aplica, indica o parâmetro ao qual o valor se aplica e verificar o valor do parâmetro.
Abaresultado1.PNG
OBS1: o preenchimento dos campos sinalizados com "*" é obrigatório.
OBS2: Para salvar os dados nas abas é necessário clicar em "Confirmar".

Editar Ciclo de avaliação

Na listagem de resultados na tela "Ciclo de Avaliação", clique no botão Edite.PNG da coluna "Ações".

O sistema exibe as informações do acordo com o que foi cadastrado nas abas: Aba Gerais, Matriz de Peso, Acordo , Formulário, Períodos(Períodos Específicos), Períodos (Períodos por Tempo de Exercício) e Resultado sendo possível alterar informações.


Obs1: O período do Ciclo (Período de Vigência) só pode ser alterado enquanto o ciclo não seja iniciado.
Obs2: O sistema desabilitará a opção salvar do campo Status da aba Geral, após iniciado o ciclo de avaliação.
Obs3: Após o ciclo iniciado, na aba Acordo somente o campo "Modelo do Acordo" poderá ser editado os demais ficará desabilitado.