Manter Atos Normativos

De Manuais de Sistemas
Ir para: navegação, pesquisa

Este módulo tem por objetivo orientar o usuário administrador do Portal sobre a utilização das funcionalidades de Ato Normativo, como: Consultar, criar, editar, visualizar e excluir itens da seção.

Acesso à funcionalidade

Após realizar login na página administrativa do Portal TJCE, o usuário deverá seguir o segundo caminho para acessar a seção de Atos Normativos: Menu Lateral > Atos Normativos. As opções disponíveis na referida seção serão exibidas conforme imagem abaixo:

MenuAtos1403.png

Imagem: Menu lateral Atos Normativos

Consultar Atos Normativos

A imagem abaixo reflete a tela de Consulta de atos normativos, exibida após o usuário selecionar a opção "Ver todos" ou a própria opção de "Atos Normativos".

ConsultarAtos1403.png

Imagem: Consultar Atos Normativos

Nessa tela o usuário poderá Criar um novo item de Ato Normativo, bem como editar os existentes, exibidos na grid, visualizá-los ou excluí-los. Para tal, basta que o usuário sobreponha o mouse sobre o item selecionado e, logo, as opções: Editar, Edição Rápida, Lixeira e Ver serão respectivamente exibidas, conforme imagem anterior.

Para Excluir um item, o usuário deverá clicar na opção "Lixeira". O sistema exibirá a mensagem de confirmação e, ao ser confirmada, o item será enviado para lixeira.

O usuário também poderá realizar a edição rápida de um item, basta selecionar a opção "Edição Rápida" e o sistema permitirá que a edição seja realizada na tela atual, conforme imagem abaixo:


EdiçãoRapAtos1403.png

Imagem: Edição Rápida

No portal, os Atos Normativos poderão ser consultados através da seguinte tela:

ConsultarAtos2203.jpeg

Imagem: Consulta de Atos Normativos no Portal

Nela o usuário poderá, através dos filtros de pesquisa, buscar por Atos Normativos de acordo com sua necessidade. Basta preenchê-los e, em seguida, clicar em "Filtrar".

Novo Ato Normativo

Para acessar a tela de Novo Item, o usuário deverá selecionar, na tela se consulta, a opção "Novo Ato Normativo". A tela contendo formulário abaixo será exibida ao usuário.

NovoAto1403.png

Imagem: Novo Ato Normativo

É necessário que o usuário preencha os campos corretamente para que o sistema valide sua publicação. Alguns campos apresentados são obrigatórios e, caso não sejam preenchidos. o sistema não poderá concluir a inclusão do item.
Vale ressaltar que cada ato normativo terá apenas um tipo de Localidade da Ocorrência bem como um tipo de Localidade de matéria.

Ao finalizar, com todos os campos devidamente preenchidos, o usuário deverá clicar no botão "Publicar".

Editar Ato Normativo

Para acessar a tela de edição de um ato normativo, o usuário, na tela de consulta, deverá selecionar a opção "Editar", presente e exibido em cada item da grid. A tela de edição do formulário será exibida:

EditaAto1403.png

Imagem: Editar Ato Normativo

Novamente, alguns campos são de preenchimentos obrigatório e devem ser utilizados corretamente para que o item seja atulizado pelo sistema. Ao concluir, baste clicar no botão "Atualizar".

Visualizar Ato Normativo

A tela de visualização do ato também é acessada através da tela de consulta por meio da opção "Ver". Quando selecionada a tela abaixo será exibida:

VerAto1403.png

Imagem: Ver Ato Normativo