Manter Nomeação de Perito (DIRETOR)

De Manuais de Sistemas
Ir para: navegação, pesquisa

Nomeação de Perito

Como acessar esta funcionalidade?

Selecione no menu a opção Nomear Perito e o sistema exibirá a tela de Pesquisa de Nomeações de Peritos.

Menunomearperito.png

Operação do Sistema

A partir desta tela é possível pesquisar todas as nomeações de peritos realizadas por sua unidade judiciária, bem como realizar uma Nova Nomeação de Perito. O sistema inicialmente exibe a tela de Pesquisa de Nomeações. Para realizar a pesquisa de nomeações da sua unidade, o usuário pode preencher algum dos filtros de pesquisa e em seguida deve clicar no botão Pesquisarperícia.png. Caso nenhum filtro seja preenchido, todos os registros de nomeações da sua unidade serão retornados. 

Os Filtros disponibilizados para a Pesquisa de Nomeações são os seguintes:

  • Nº da Nomeação;
  • Nº do Processo (Nº do Processo Judicial onde foram realizadas as Nomeações);
  • Situação (Situação da Nomeação);
  • Categoria (Categoria do profissional: Perito, Interprete ou Tradutor);
  • Area de Atuação (do profissional que realizou a pericia);
  • Especialidade (da Area de Atuação da pericia realizada);
  • Nome do profissional (que realizou a pericia);
  • Periodo (Periodo em que a Nomeação foi realizada).


Filtroperito.PNG

Nova Nomeação

Para registrar uma Nova Nomeação, a partir da tela de Pesquisa de Nomeações, o usuário deve clicar no botão Botãonovanomeação.png. O sistema exibirá a tela Nova Nomeação conforme imagem abaixo.

Novanomeação.png

Preencha o campo Nº Processo com o número do processo judicial para o qual será feita a nomeação e em seguida clique no botão ValidarNumeroDoProcesso.png , localizado ao lado do campo Número do Processo, para verificar se o Número de Processo informado existe. Caso o número do processo informado não exista ou seja inválido, o sistema exibirá uma mensagem de alerta. Por outro lado, caso o número de processo seja válido e exista o processo informado, o sistema habilitará o preenchimento do campo Categoria.

Preencha os campos Categoria e Área de Atuação, de acordo com a Categoria e Área de Atuação do profissional a ser nomeado. Caso a Área de Atuação requeira uma Especialidade (como e o caso da área Medicina), este campo será habilitado para preenchimento. Caso contrário, ele ficará bloqueado. Por fim, informe se o processo judicial em questão refere-se a Justiça Gratuita ou Não-gratuita e clique no botão Validar1.png. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação. Para prosseguir, clique no botão Confirmação.png.

OBS1: o preenchimento dos campos sinalizados com "*" é obrigatório.

NovaNomeacaoAlerta.png

OBS2: o usuário será alertado com a mensagem abaixo, caso tente realizar uma nova nomeação para um processo, categoria, área de atuação e especialidade com nomeação já existente. 

Nomeacaoexistente.PNG

Se realmente se tratar de uma nova nomeação para o mesmo processo e a mesma categoria, área de atuação e especialidade, basta confirmar, clicando no botão Btsalvar.PNG, que o sistema permitirá seguir adiante. Será então exibida a tela de Nova Nomeação.

NomeacaoTela.png


O próximo passo é informar os dados referentes às Perícias que compõem esta Nomeação. Para cada uma das Pericias dessa Nomeação, clique no botão Incluirpericia.png para informar os dados da perícia na tela "Nova perícia".

Novapericia.png

Preencha os campos Titulo e Descrição e clique no botão Salvar1.png. O sistema retornará para tela de Nova Nomeação. Observe que agora o botão "Definir Perito" está desbloqueado.
 OBS1: o preenchimento dos campos sinalizados com "*" é obrigatório.

NomeacaoComPericiaSalva.png

Uma vez informados os dados referentes às perícias da Nomeação, chega o momento de se definir o profissional que será nomeado. Clique no botão Definir.png e o sistema exibirá a tela Definir Perito.

Definirperito.png

Sortear Perito

A forma natural de se escolher o profissional a ser Nomeado é através de sorteio. Para sortear o Perito, clique no botão Botãosortear1.png a partir da tela de Definir Perito. O sistema sorteará um perito, considerando uma maior probabilidade para aqueles que tiverem uma menor quantidade de perícias já realizadas, e retornará à tela Nova Nomeação.
Sortearperito.png
OBS1: O sistema não permitirá a realização de mais de um sorteio por Nomeação. Portanto, caso o Perito tenha sido escolhido por sorteio, ao clicar novamente no botão Botãosortear1.png será exibida uma mensagem de alerta.
Msgsortearperitonaopermitido.PNG

Salvando a Nomeação

Após definir o Perito, o usuário deve Salvar a Nomeação, clicando no botão Salvarnomeação.png. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação e informará o Número da Nomeação que foi Salva, conforme imagem abaixo.
*** ATENÇÃO ***: É importante frisar que a Nomeação do Profissional precisará ainda ser Concluída (confirmada) pelo Magistrado da sua unidade. Desta forma, após salvar a Nomeação, guarde o número gerado e solicite ao magistrado que acesse o sistema, pesquise a Nomeação que você salvou e clique em "Confirmar Nomeação". Para maiores informações, consultar no Manual do perfil de Magistrado a opção de Confirmar Nomeação.

Operaçãorealizada.png

Perito Nomeado nos Autos

 Na escolha do Perito, Intérprete ou Tradutor, caso o profissional já tenha sido Nomeado nos autos pelo Magistrado, o Supervisor deve então selecionar a opção "Profissional Nomeado nos Autos" e navegar na lista de peritos exibida pelo sistema até localizar o Perito em questão e, na coluna Ações correspondente à linha do Perito escolhido, clicar no ícone "Selecionar" (em formato de "V"). O sistema então exibirá uma mensagem de confirmação, conforme imagem abaixo.
  

Confirmaçãoperito.png

Visualizar Minicurrículo

Durante a pesquisa dos Peritos, é possível ainda visualizar o currículo de cada um dos Peritos credenciados, clicando no ícone Visualizar Minicurrículo VisualizarMinicurriculo.png. O sistema então exibirá as informações sobre o Minicurrículo do Perito.
VisualizarMinicurriculoTela.PNG

Salvando a Nomeação

Após definir o Perito, o usuário deve Salvar a Nomeação, clicando no botão Salvarnomeação.png. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação.

Operaçãorealizada.png

*** ATENÇÃO ***: É importante frisar que a Nomeação do Profissional precisará ainda ser Concluída (confirmada) pelo Magistrado da sua unidade. Desta forma, após salvar a Nomeação, guarde o número gerado e solicite ao magistrado que acesse o sistema, pesquise a Nomeação que você salvou e "Conclua essa Nomeação". Para maiores informações, consultar no Manual do perfil de Magistrado a opção de Confirmar Nomeação.

Pesquisar Nomeação

Preencher os filtros de pesquisa e clicar no botão Pesquisarperícia.png.

* O campo Área de Atuação será habilitado após a seleção do campo Categoria.
* O campo Especialidade será habilitado após a seleção do campo Área de Atuação, caso exista alguma Especialidade vinculada à Área de Atuação.
* O campo Comarca exibe a Unidade Judiciária selecionada pelo usuário no Logon do sistema.
* Caso nenhum campo seja preenchido, todos os registros serão retornados.
* Caso a pesquisa não exiba resultados será emitida a mensagem: Nenhum registro encontrado. 

Filtrocompleto.png

Limpar

 Na tela de Nomear Perito (Pesquisa de Nomeações), para limpar os valores informados para os filtros de pesquisa, clique no botão Limpar.png o sistema tambem limpará os resultados da ultima pesquisa realizada.

Telalimpar.png

Visualizar Nomeação

Para Visualizar os dados de uma Nomeação especifica, selecione uma nomeação e clique no botão Visualizaçãonomeação.png. o sistema exibirá a tela de Resumo da Nomeação.

Resumodanomeação.png

Clique em Selecione.png para anexar o arquivos a nomeação. 
O arquivo será exibido em  ARQUIVO.png
Ao clicar no botão Imprimir1.png o sistema exibe uma tela com os dados do formulário para impressão.
Ao clicar no botão Fechar1.png o sistema retorna a tela de Pesquisa de Nomeações.

Alterar Nomeação

A partir da tela de pesquisa, selecione uma nomeação e clique no botão Alterarnomeação.png. o sistema exibirá a tela  Alterar Nomeação

AlterarNomeacao1.png

 Para alterar os dados de uma Pericia: na coluna "Ações" clique no botão 3.png, o sistema exibirá a tela "Alterar perícia".

Novapericia.png

Preencha os campos e clique no botão Salvar1.png. O sistema retorna para tela de Editar Perícia.

Concluir Nomeação

Para finalizar uma Nomeação, faz-se necessario que seja registrada a Conclusão da Nomeação. Esta operação somente podera ser realizada pelo perfil do Magistrado.

Cancelar Nomeação

Atenção: Não será permitido cancelar uma nomeação que possua perícia já encerrada ou com requerimento de pagamento gerado.
Selecione uma nomeação e clique no botão Cancelarnomeação.png. O sistema exibirá uma mensagem.

Cancelarnomeação1.png

 Clique no botão o sistema exibirá a tela de Resumo da Nomeação.
 Preencha o campo Motivo do Cancelamento e clique no botão Confirmarcancelamentodanomeação.png

Nomeação2.png

O sistema exibirá uma mensagem de confirmação. 

Confirmarcancelamento.png

Clique no botão Confirmação.png. o sistema exibe uma  mensagem.Mensagemdesucesso1.png