Painel de Gestão de Desempenho 1° Grau - Juizado Especial

De Manuais de Sistemas
Ir para: navegação, pesquisa

Acessando o Sistema

Para acessar o SEI, acesse o link https://sei.tjce.jus.br/dev/users/sign_in. Será exibida a tela de logon (Imagem 1)

Ev1.png

Imagem 1:logon do Sistema

Digite sua matrícula, senha de rede e em seguida clique em Login. Será exibida a tela inicial do SEI.

Pesquisar Informações

Para acessar o painel, o usuário deverá selecionar a opção Gestão de Desempenho no menu do sistema, selecionar 1º Grau.

Para pesquisar as informações do painel de Gestão de Desempenho, preencha os filtros e clique no botão Pesquisar01.png. O sistema exibirá o painel com cards e gráficos de acordo com o preenchimento dos filtros (Imagem 2). Os filtros a serem preenchidos são:

Competência: As unidades judiciais têm suas competência determinadas pela Lei nº 16.397/2017, que dispõe acerca da organização judiciária do Estado do Ceará.

Comarca: São as unidades que compõem, para fins de administração do Poder Judiciário estadual, o território do Estado do Ceará. Podem ser Sede ou Vinculada.

Órgão julgador: Este campo pode ser utilizado para restringir a pesquisa apenas aos processos de um determinado Órgão Julgador. Apresenta comportamento diferente de acordo com o perfil do usuário logado:

- Servidor de Unidade Judiciária ou Magistrado que responda apenas por uma unidade (Perfil Operador da Área Judiciária): O usuário poderá selecionar qualquer órgão julgador, mas só será permitido detalhar os dados (listar os processos) para a sua unidade de lotação; 
- Servidor de Unidade Administrativa (Perfil Operador da Área Administrativa): O usuário poderá selecionar todos os órgãos julgadores, mas não conseguirá detalhar os dados; 
- Magistrado respondendo por mais de uma unidade ou Coordenador de uma Especialidade ou ainda um Diretor de SEJUD (Perfil Coordenador): O usuário poderá selecionar todos os órgãos julgadores, mas só será permitido detalhar os dados (listar os processos) para a sua unidade de lotação, além das unidades associadas ao seu usuário; 
- Corregedoria (Perfil de Gerente Judicial): Poderá selecionar qualquer órgão julgador para filtrar a pesquisa.
- Administrador do sistema:  Poderá selecionar qualquer órgão julgador para filtrar a pesquisa.

Ano: É possível selecionar o ano da pesquisa (a partir de 2017).

Classe da Taxa de Congestionamento: Aqui, o usuário poderá selecionar se deseja que o painel apresente todos os processos da unidade, apenas processos que sejam de classes pertencentes à taxa de Congestionamento ou apenas os demais processos. Caso você não selecione um dos dois itens, serão apresentados os quantitativos e indicadores totais.

Obs1: O "Ano" vigente já vem selecionado.
Obs2: Caso o campo Órgão Julgador seja preenchido, os cards Novos Processos, Pendente de Julgamento, Processos Julgados, Pendente de Baixa e Processos Baixados podem ser detalhados.

SEI painel desempenho 1 grau.png

Imagem2: Tela de pesquisa

Na primeira linha, serão apresentados cards com os seguintes indicadores:

a) quantidade de casos novos no ano selecionado;
b) acervo de processos pendentes de julgamentos no final do ano selecionado; 
c) quantidade de processos julgados no ano selecionado; 
d) quantidade de processos pendentes de baixa no final do ano selecionado; 
e) total de processos baixados no ano selecionado; 
f) a taxa de congestionamento no final do ano selecionado.

É importante lembrar que a atualização dos painéis é até o dia anterior.

 Será apresentado no canto superior direito da tela, a data da última atualização realizada no painel de desempenho.

Abaixo das quantidades apresentadas na primeira linha, você identificará gráficos com os seguintes indicadores:

a) Índice de Atendimento por Mês:

Índice de Atendimento à Demanda: indicador que verifica se a unidade judicial foi capaz de BAIXAR processos pelo menos em número equivalente ao quantitativo de casos novos. O ideal é que esse indicador permaneça superior a 100% para evitar aumento dos casos pendentes, além de possibilitar redução de acervo processual.
Julgado/Casos Novos: indicador que verifica se a unidade judicial foi capaz de JULGAR processos pelo menos em número equivalente ao quantitativo de casos novos. O ideal, também, é manter acima de 100%. Vale ressaltar, aqui, que não foi aplicado o glossário da Meta 1, sendo considerados para o cálculo processos de conhecimento e execução. OBS.: Os valores exibidos no gráfico, para cada mês, são referentes ao percentual alcançado em cada mês. Já o Valor do Indicador no rodapé do gráfico, corresponde ao resultado do índice no ano, atualizado até o dia anterior.

Nesse gráfico é possível clicar em um dos indicadores para escondê-lo, de forma que apenas um indicador seja exibido no gráfico.

b) Índice de Julgamento por Mês: mede o percentual de processos judiciais que foram julgados no mês em relação ao acervo de processos judiciais pendentes de julgamento.

c) Índice de Baixa por Mês: mede o percentual de processos judiciais baixados no mês em relação ao acervo de processos judiciais pendentes de baixa.

d) Índice de Baixado/Julgado por mês: auxilia a unidade no acompanhamento das baixas em relação aos julgamentos. É importante conseguir julgar e baixar numa proporção próxima, para não ocorrer acúmulo de baixas.

Exportar PDF

Para exportar as informações exibidas no painel, em arquivo no formato PDF, clique no botão Pdf.jpg.

Listagem de Processo

Para visualizar as informações da listagem de processo, clique nos cards conforme a (Imagem 2). O sistema abrirá uma tela com as informações da (Imagem 3). Mas atenção, a listagem de processos somente será exibida se o campo Órgão Julgador estiver preenchido com a sua unidade de lotação.


Filtro 'Tipo de Processo': Inicialmente, vem preenchido com a opção do card selecionado para detalhamento. Apresenta as opções 'Novos Processos', 'Pendente de Julgamento', 'Processos Julgados', 'Pendente de Baixa' e 'Processos Baixados' para seleção. Ao modificar a opção e clicar no botão BtnAtualizar.png, os dados apresentados na tabela de resultados serão atualizados de acordo com a opção selecionada.

Tabela: Apresenta uma lista de processos, como resultado da pesquisa, exibindo os seguintes dados: Número do Processo, Data de Distribuição, Classe, Assunto Principal, Fila de Trabalho, Última Movimentação e Movimentação

Painel desempenho listagem 1g.png

Imagem 3: Tela Listagem de Processo

Exportar em formato PDF

Para exportar o conteúdo da listagem de processos, em arquivo no formato PDF, clique no botão BtnExportarPDF02.png.

Exportar em formato XLS

Para exportar o conteúdo da listagem de processos em arquivo no formato XLS, para uso em planilha eletrônica, clique no botão BtnExportarPlanilha01.png.

Detalhamento do Processo

Ao clicar no número do processo da (Imagem 3), o sistema exibirá a tela de Detalhamento do Processo conforme a (Imagem 4).

Detalhar processo 1 grau.png

Imagem 4:Tela de Detalhamento do Processo.

Botão Imprimir

Para imprimir os dados do processo em questão, clique no botão Imprimir.jpg.