Painel de Gestão do Acervo 1° Grau - Juizado Especial

De Manuais de Sistemas
Ir para: navegação, pesquisa

Acessando o Sistema

Para acessar o SEI, acesse o link https://sei.tjce.jus.br/dev/users/sign_in. Será exibida a tela de logon (Imagem 1)


Ev1.png

Imagem 1: Logon no Sistema

Digite sua matrícula, senha de rede e em seguida clique em Login. Será exibida a tela inicial do SEI.

Pesquisar Informações

Para acessar o Painel de Gestão do Acervo de 1º grau / Juizados. o usuário deverá selecionar a opção Gestão do acervo no menu do sistema e em seguida selecionar 1º Grau.


SEI Menu GAcervo 1g.jpg

Imagem 2: Acesso pelo Menu

Neste painel será possível observar como está o acervo da unidade por meio de gráficos e cards.

A unidade poderá selecionar mês e ano da consulta e se deseja apresentar os dados apenas para taxa de congestionamento ou não, ou seja, Aqui, o usuário poderá selecionar se deseja que o painel apresente todos os processos da unidade, apenas processos que sejam de classes pertencentes à taxa de Congestionamento ou apenas os demais processos. Caso você não selecione um dos dois itens, serão apresentados os quantitativos e indicadores totais.

O acesso será direto à unidade de lotação do usuário.

Para pesquisar as informações deste painel, preencha os filtros desejados e clique no botão Pesquisar01.png. O sistema exibirá o painel com cards e gráficos de acordo com o preenchimento dos filtros (Imagem 3).

Os filtros que podem ser preenchidos são:

Competência: As unidades judiciais têm suas competência determinadas pela Lei nº 16.397/2017, que dispõe acerca da organização judiciária do Estado do Ceará.

Comarca: São as unidades que compõem, para fins de administração do Poder Judiciário estadual, o território do Estado do Ceará. Podem ser Sede ou Vinculada.

Órgão julgador: Este campo pode ser utilizado para restringir a pesquisa apenas aos processos de um determinado Órgão Julgador. Apresenta comportamento diferente de acordo com o perfil do usuário logado:

- Servidor de Unidade Judiciária ou Magistrado que responda apenas por uma unidade (Perfil Operador da Área Judiciária): O usuário poderá selecionar qualquer órgão julgador, mas só será permitido detalhar os dados (visualizar a lista de processos) da sua unidade de lotação; 
- Servidor de Unidade Administrativa (Perfil Operador da Área Administrativa): O usuário poderá selecionar todos os órgãos julgadores, mas não conseguirá detalhar os dados; 
- Magistrado respondendo por mais de uma unidade ou Coordenador de uma Especialidade ou ainda um Diretor de SEJUD (Perfil Coordenador): O usuário poderá selecionar todos os órgãos julgadores, mas só será permitido detalhar os dados (visualizar a lista de processos) da sua unidade de lotação, além das unidades associadas ao seu usuário; 
- Corregedoria (Perfil de Gerente Judicial): Poderá selecionar qualquer órgão julgador para filtrar a pesquisa.
- Administrador do sistema:  Poderá selecionar qualquer órgão julgador para filtrar a pesquisa.

Natureza: Permite filtrar a consulta pela Natureza dos processos (Cível, Criminal ou Administrativa).

Ano: Permite selecionar o Ano referente ao qual o usuário deseja realizar a consulta de informações.

Mês: Permite selecionar o Mês referente ao qual o usuário deseja realizar a consulta de informações.

Classe da Taxa de Congestionamento: Permite filtrar a consulta do acervo para exibir apenas as informações relativas aos Processos de Pertençam ou que Não Pertençam à Taxa de Congestionamento.

Obs1: O "Ano" vigente já vem selecionado.
Obs2: O "Mês" vigente já vem selecionado.
Obs3: O preenchimento dos campos sinalizados com "*" é obrigatório. 
Obs4: Os Gráficos Acervo Geral e Procedimento, não tem listagem de processo. 
Obs5: Os Cards Decisão Interlocutória no Mês, Despacho no Mês e Expediente no Mês, não tem listagem de processo.  


Após clicar na Lupa, as seguintes informações serão exibidas:

Na metade esquerda da tela, serão apresentados os seguintes indicadores no mês escolhido (caso escolha o mês atual, as informações serão apresentadas considerando dados até o dia anterior):

a) total de processos conclusos para sentença até o mês selecionado; b) total de processos julgados até o mês selecionado; c) total de processos suspensos até o mês selecionado; d) total de processos reativados no mês; e) total de processos baixados definitivamente no mês; f) total de processos entrados (distribuídos ou redistribuídos) no mês; g) total de processos julgados no mês; h) total de processos que transitaram em julgado no mês; i) total de processos que entraram em grau de recurso no mês; j) total de processos remetido a outro foro no mês; k) total de decisões interlocutórias proferidas no mês; l) total de despachos proferidos no mês; m) total de expedientes realizados no mês.

Ao clicar no quantitativo exibido por cada um dos cards que estão em cor azul, será apresentada a listagem detalhada dos processos.

Logo ao lado, haverá um gráfico, mostrando o quantitativo de processos do acervo geral por situação: arquivado definitivamente, pendente de julgamento, julgado ou suspenso.

Na parte inferior da tela, haverá dois gráficos de processos pendentes: um em relação à prioridade e outro por faixa de dias sem movimentação. Ao clicar nas barras dos gráficos será apresentada a listagem correspondente.

No canto inferior direito da tela, são apresentadas informações relacionadas aos procedimentos (procedimentos investigatórios, cartas e outros): a) total de procedimentos pendentes de arquivamento até o mês selecionado; b) total de procedimentos entrados no mês selecionado; c) total de procedimentos arquivados no mês selecionado;

Ao clicar nos indicadores dos itens de “a” e “b”, logo acima, será apresentada a listagem detalhada dos procedimentos.


Telainicial1ºgrau.png

Imagem 3: Tela de Pesquisa

Exportar PDF

Para exportar as informações deste painel em formato PDF, clique no botão Pdf.jpg

Listagem de Processo

Para visualizar as informações da listagem de processos, clique nos gráficos ou nos cards cuja quantidade está em cor azul. Ao posicionar o mouse sobre um card ou gráfico que permita a listagem dos processos, o ícone do mouse exibe o símbolo de uma mão, indicando a possibilidade de detalhamento das informações. A listagem de processos pertencentes àquele quantitativo será exibida na tela, conforme a imagem 4 abaixo. Mas atenção, a listagem de processos somente será exibida se o campo Órgão Julgador estiver preenchido com a sua unidade de lotação.

Filtro: Tipo de Processo: Poderá realizar buscas por outros tipos de processo.

Grid: Apresenta a lista de processos, resultado da pesquisa, contendo as seguintes informações: Numero do Processo, Data de Distribuição, Classe, Assunto Principal, Fila de Trabalho, Última Movimentação, Movimentação

Obs1: Ao clicar em processo sigiloso o sistema não abrirá a tela de Detalhamento do Processo. 
Obs2: É necessário selecionar um órgão julgador nos filtros da pesquisa, para que possar acessar a listagem de processo. 

Listagem processo 2g acervo.png

Imagem 4: Tela Listagem de Processo

Exportar PDF

Para exportar as informações no formato PDF clique no botão Pdf.jpg

Exportar CSV

Para exportar as informações no formato CSV, que permite a visualização em planilha eletrônica, clique no botão Csv.jpg

Detalhamento do Processo

Ao clicar no número do processo da (Imagem 4), o sistema exibirá a tela de Detalhamento do Processo conforme a (Imagem 5).

Detalhar processo 1 grau.png

Imagem 5:Tela de Detalhamento do Processo.

Botão Imprimir

Para exportar os dados do processo em questão, no formato PDF, clique no botão. Imprimir.jpg