SIRECE - Sistema de Requerimento e Expedição de Certidões

De Manuais de Sistemas
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Visão Geral

Sobre o Sistema

O site SIRECE facilita a emissão de certidões como negativa e cívil, para diminuir a necessidade de atendimento no balcão. Permite que a solicitação e entrega da certidão seja possível pela internet.

Acesso ao Sistema

  1. Acesse a Internet utilizando o navegador de preferência;
  2. Acessar à página SIRECE;
  3. Não é necessário qualquer tipo de validação;
  4. Ler o aviso, e clicar no botão "Clique aqui para confirmar a leitura dos avisos";
  5. Escolher uma das opções ( Pessoa Física, Pessoa Jurídica ou órgão Público ).
Login no sistema


Para ter acesso ao sistema, o usuário deverá autenticar-se com seu login de rede no sistema SIRECE, através do SSO TJCE (Keycloak), bem como, possuir perfil de acesso às funcionalidades.


Página Inicial (Aviso)


Página Inicial (Opções)
O sistema conta com menu superior no qual o usuário poderá acessar as funcionalidades de acordo com seu perfil. O menu conta com as opções de: Cadastros (Aviso, Permissão e Tipo de Certidão) e Pesquisas (Solicitação).

Cadastros

Avisos

Permissão

A área de Permissões no sistema permite ao usuário administrador manter os acessos e permissões de outros usuários no SIRECE. Para acessar as permissões, basta que o usuário siga o caminho: Menu superior > Cadastros > Permissão. A tela abaixo será exibida:

Consulta de permissões

Nela, o usuário poderá incluir uma nova permissão ou buscar permissões já cadastradas e realizar ações como: editar, excluir (múltiplos) e exportar relatórios.

Consultar Permissão

Para consultar permissões cadastradas no sistema, o usuário poderá preencher um dos campos, filtros, de pesquisa e, em seguida, clicar em "Pesquisar". A consulta também poderá ser realizada sem o preenchimento dos filtros de pesquisa e, nesse caso, o sistema trará como resultado todos os cadastros de permissões incluídos no sistema, conforme imagem abaixo:

Consulta de permissões
O usuário poderá visualizar nos resultados de pesquisa a qual Natureza uma permissão está vinculada clicando no botão Permissões07button.jpeg. O item do resultado de pesquisa será "expandido":
Visualização Rápida de natureza

Incluir Permissão

Ao clicar no botão "Incluir" localizado na tela de Consulta de Permissões, conforme imagem acima, o usuário será direcionado à página abaixo:

Formulário de inclusão de permissão
Para que a inclusão seja realizada corretamente, o usuário deve preencher os campos obrigatórios. Ao finalizar o preenchimento das informações, basta clicar em "Confirmar". Caso deseje inserir uma nova permissão, o usuário pode clicar em "Confirmar e Novo" e será carregado um novo formulário de inclusão com os campos vazios.

O usuário também poderá limpar os campos preenchidos e/ou cancelar a ação de inclusão de permissão através dos botões "Limpar" e "Cancelar" respectivamente.

Editar Permissão

A tela de consulta poderá ser acessada através da consulta de permissões por meio do botão de ação Permissões08button.jpeg. A tela de edição será exibida:

Editar permissão

Excluir Permissão

Para excluir uma permissão, basta que o usuário clique no botão de ação Permissões10.jpeg e "Ok" na mensagem de confirmação da exclusão. Para excluir múltiplas permissões, basta marcar quais itens deseja excluir e, em seguida, clicar em "Excluir Selecionados". Ao realizar essa ação uma mensagem de confirmação também será exibida. Basta confirma-la para que a ação seja executada.

Excluir múltiplos

Certidões

Consultar certidões

Ao clicar na opção Cadastros > Tipo de certidão o sistema direciona o usuário para tela de Consulta de certidões, conforme imagem abaixo. Nela, o usuário poderá pesquisar por certidões cadastradas no sistema, utilizando os filtros de pesquisa, ou incluir uma nova certidão através do botão "Incluir". Além de poder visualizarmos tipos de certidões cadastrados e editá-las.

Consultar Certidão


Incluir novo tipo de certidão

Ao clicar no botão incluir, localizado na tela de consulta conforme imagem anterior, o usuário será direcionado para tela de inclusão de certidão conforme imagem a seguir:

Incluir Certidão
Nela o usuário deverá preencher as informações de acordo com sua necessidade, assim, o formulário será apresentado conforme o preenchimentos dos campos. Cada tipo de certificado pode apresentar diferentes tipos de campos, é importante que o usuário, inicialmente, selecione as opções de acordo com o tipo desejado.
Ao finalizar o preenchimento dos campos corretamente, o sistema poderá clicar em "Confirmar" para finalizar, ou "Confirmar e novo" caso deseja incluir mais um certificado. Além dessas opções o usuário também poderá limpar os campos preenchidos ou voltar para tela anterior.

Visualizar tipo de certidão

Para visualizar um tipo de certidão cadastrado, basta que o usuário, na coluna de ações da grid de resultados de pesquisa, selecione o ícone "Visualizar", representado por uma lupa. Quando clicado, o sistema exibirá a tela abaixo:

Visualizar tipo de certidão

O usuário poderá editar a certidão em questão clicando no botão "Editar".

Editar tipo de certidão

A tela de edição do tipo de certidão poderá ser acessada por meio do ícone "editar", na coluna de ações da grid de resultados de pesquisa. Como, também, pela tela de visualização do tipo de certidão. A tela de edição será exibida conforme imagem abaixo:

Editar tipo de certidão


Processos

Para consultar Processos, o usuário poderá preencher um ou mais filtros de pesquisa e, em seguida, clicar em "Pesquisar". O nome da parte é obrigatório, logo, a pesquisa não será realizada sem que o usuário preencha essa campo.

Consulta de solicitações

O usuário poderá, nos resultados de pesquisa, obter detalhes do(s) processo(s) identificado através da coluna de ações. Basta arrastar a barra horizontal da grid de resultados e a coluna será exibida. Ao clicar no ícone, a tela de visualização será exibida contendo as informações detalhadas do processo.


Solicitações

Pesquisar solicitações

Para consultar solicitações cadastradas no sistema, o usuário poderá preencher um ou mais filtros de pesquisa e, em seguida, clicar em "Pesquisar". A consulta também poderá ser realizada sem o preenchimento dos filtros de pesquisa e, nesse caso, o sistema trará como resultado todos os cadastros de solicitações incluídos no sistema, conforme imagem abaixo:

Consulta de solicitações
O usuário poderá, nos resultados de pesquisa, obter detalhes de cada solicitação através da coluna de ações. Basta arrastar a barra horizontal da grid de resultados e a coluna será exibida. Ao clicar no ícone, a tela de visualização será exibida.

Visualizar solicitação

Na tela de visualização, o usuário poderá consultar detalhes da solicitação em questão. Além disso, poderá executar ações como: "Em elaboração" e "Rejeitar". A imagem abaixo reflete a tela de visualização de uma solicitação.

Visualizar solicitações
Ao clicar no botão "Em elaboração" o sistema exibirá uma mensagem de confirmação para prosseguir com a elaboração da certidão. Caso confirmada, a ação será devidamente executada. Caso contrário, nada ocorrerá com a solicitação.
Ao clicar no botão "Rejeitada" o sistema exibirá o modal para que seja incluído, pelo usuário, o motivo do indeferimento da solicitação.
Visualizar solicitações
Após inserir o motivo, basta clicar no botão "Rejeitada" e confirmar a ação para que esta seja devidamente executada.

Certidões administrativas

Consultar Certidões administrativas

Ao clicar, no menu superior, na opção Certidão administrativa > Consultar Certidões administrativas o sistema direciona o usuário para tela de Consulta de certidões (Adm), conforme imagem abaixo. Nela, o usuário poderá pesquisar por certidões administrativas cadastradas no sistema, utilizando os filtros de pesquisa. Somente o usuário Magistrado terá acesso a essa funcionalidade.

Consultar Certidão

Incluir certidão administrativa

Ao clicar, no menu superior, na opção Certidão administrativa > Nova Certidão administrativa, o usuário será direcionado para tela de inclusão de certidão (adm) conforme imagem a seguir:

Incluir Certidão
Nela o usuário deverá selecionar o tipo de certidão que deseja emitir. Logo após a seleção, o sistema exibirá o campos de formulário de acordo com o tipo de certidão. O usuário deverá preenchê-lo corretamente para seguir com a revisão das informações e, caso estejam corretas, seguirá, clicando em "Confirmar" para tela do comprovante da solicitação ou da certidão emitida.

Para falhas no sistema: Telefone: (85) 3366-2966
Para outras informações: E-mail: cajfortaleza@tjce.jus.br / Whatsapp: (85) 98869-1236 / Telefone: (85) 3108-2000"

Modulos do Acesso Público

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

Órgão Público

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