Evento

De Manuais de Sistemas
Revisão de 22h18min de 23 de junho de 2021 por 60404231373 (Discussão | contribs)

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Eventos

Este módulo tem por objetivo orientar a criação, edição e remoção de eventos promovidos pelo Poder Judiciário do Estado do Ceará, ou feriados que embarguem sua atuação.

Como encontrar a funcionalidade?

Efetue login na página do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará(intranet) e em seguida clique no menu "Calendário Eletrônico" conforme exibido na imagem abaixo:

Menucalendarioeletronico.png

E será exibida a tela de consulta de Eventos, conforme demonstrado abaixo:

Consultarcalendario.png

Nesta tela são listados todos os Eventos cadastrados, é possível filtrar por Datas e por Eventos em específico, além de ser possível realizar Ações em Massa nos itens marcados (Tais como Editar, ou Mover para a Lixeira).

Adicionar Novo Evento

Para adicionar um novo Evento, clique na opção Adicionar Nova presente ao lado do Título na tela de Consulta, ou no sub-item "Adicionar Nova" do menu "Calendário Eletrônico". Será exibida a tela abaixo

Novoevento.png

Ao clicar nos campos de Data/Hora do Início e do Fim do Evento, é exibido um calendário para escolher a data e hora.

Na seção Tipos de Evento da página, é possível escolher um Tipo de Evento para o Evento que está sendo cadastrado, ou criar um novo caso seja necessário.

Na seção Publicar da página, é possível Salvar a publicação como Rascunho, Visualizar, alterar o status da Publicação, definir sua Visibilidade e agendar a Publicação.

Caso deseje adicionar alguma descrição ao evento, preencha o campo de texto.

Caso deseje incluir uma mídia no texto, clique no botão Adicionar Mídia. Será exibida a tela para escolha da mídia desejada, conforme imagem abaixo:

BibliotecaMidiaNoticia.png

Clique na opção "Enviar arquivos", e em seguida clique novamente na opção "Selecionar arquivos", localizada no centro da tela, conforme imagem abaixo.

InserirAnexoNoticia.png

Selecione em sua máquina a mídia desejada. Note que logo em seguida, a mídia selecionada será adicionada à "Biblioteca de mídia" e marcada, pronta para ser inserida na descrição do seu evento.

Você poderá inserir uma legenda para a mídia: mantenha-na selecionada e preencha o campo "Legenda", presente na lateral direita da página. Você pode ainda definir a posição da imagem dentro do texto, da seguinte forma: ainda com a mídia selecionada, na seção "Configurações de Exibição do Anexo", escolha o alinhamento desejado no campo "Alinhamento". Para adicionar a mídia ao texto, basta clicar no botão Inserir no post.

As configurações de alinhamento também podem ser feitas após a inserção da imagem no texto: basta clicar sobre a mídia e escolher a localização que deseja no menu que é habilitado logo acima da mídia, conforme imagem abaixo.

AlinharMidiaNoticia.png

O texto da descrição pode ser formatado através do painel de formatação, localizado acima da caixa de texto. Clique no ícone IconeFormatacao.png e o painel será expandido conforme imagem abaixo.

PainelFormatacaoNoticia.png

Todas os ícones do painel possuem uma descrição de sua função. Porém, para visualizar esta descrição, posicione o mouse sobre o ícone desejado, e a descrição do ícone aparecerá logo abaixo dele, conforme a imagem ao lado DescricaoIcone.png

Para inciar a formatação, selecione o trecho desejado do texto, e em seguida clique no ícone referente ao tipo de formatação que deseja.

Para incluir uma imagem destacada do evento, clique no link Configurar imagem destacada, na seção Imagem Destacada. Ao clicar no link, será exibida uma tela para a escolha da imagem, conforme imagem abaixo.

BibliotecaImagemDestacada.png

Se desejar utilizar uma imagem da biblioteca, clique na opção "Biblioteca de mídia", e serão exibidas todas a imagens da biblioteca. Clique sobre a imagem e em seguida clique no botão Configurar imagem destacada.

Para escolher uma imagem que esteja em sua máquina, clique na opção Enviar arquivos. Será exibida a tela para escolha da imagem, conforme imagem abaixo.

EscolherImagemDestacada.png

Arraste a imagem desejada para a grande área em branco ou clique no botão Selecionar Arquivo. Ao localizar a imagem, clique no botão Configurar imagem destacada.

Após preencher todos campos desejados, clique no botão Publicar, para concluir a postagem do Evento.

Editar Evento

Para atualizar a postagem de um Evento, clique na opção Calendário Eletrônico , presente no menu lateral esquerdo da página. Serão exibidos todos os Eventos, conforme imagem abaixo.

Consultarcalendario.png

Ao localizar o evento que deseja atualizar, posicione o mouse sobre ele. Note que a opção Editar será exibida logo abaixo do título do Evento

Clique na opção Editar e será exibida a tela de edição do Evento, conforme imagem abaixo.

Editarevento.png

Altere os campos conforme desejar e clique no botão Atualizar.

Obs: O preenchimento dos campos segue as mesmas regras do item 1.2(Adicionar Novo Evento).

Excluir Evento

Para excluir um Evento, clique na opção "Eventos", presente no menu lateral esquerdo da página. Serão exibidos todos os Eventos.

Ao localizar o Evento que deseja excluir, posicione o mouse sobre ele. Note que a opção Lixeira será exibida logo abaixo do Evento.

Clique na opção Lixeira, e o evento será removido do portal e movido para lixeira, podendo ser excluído definitivamente através da opção "Lixo".

Caso deseje cancelar o envio para a lixeira, clique na opção Desfazer, que é exibida logo após o envio, abaixo do título "Eventos".

Caso deseje excluir vários Eventos de uma única vez, marque os Eventos desejados, selecione no campo, "Ações em massa", a opção "Mover para lixeira" e clique no botão Aplicar.