Glossário SCJUD

De Manuais de Sistemas
Revisão de 13h59min de 22 de março de 2017 por Tjce (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Introdução

O Glossário fornece uma visão geral das as informações que poderão ser necessárias para que o leitor compreenda os documentos de requisitos. Ele é usado para definir a terminologia específica do domínio do problema, explicando termos que podem ser desconhecidos do leitor das descrições de caso de uso ou de outros documentos do projeto. Frequentemente, este documento poderá ser usado como um dicionário de dados informal, capturando definições de dados para que as descrições de caso de uso e outros documentos do projeto possam concentrar-se no que o sistema deve fazer com as informações.

Termos
Atributos de Unidade São atributos relacionados às unidades utilizados no cálculo de metas ou indicadores.
Atributos de Valor São atributos que geram valor na visão da organização.
Indicador Recurso utilizado para monitorar/medir o alcance de um objetivo (meta). Nele é especificado detalhadamente o que, como, quem, onde e porque medir. Deve ter um responsável que pode ou não ser o responsável pela medição. Os indicadores corporativo se relacionam com os setorias.
Índice de Alcance de Metas É um índice composto pelo percentual de cumprimento de meta de um ou vários indicadores. Esse índice é quem define o alcance final de uma unidade.
Unidade Unidade é o elemento básico do organograma do Tribunal de Justiça do Ceará. Ela pode ser classificada quanto a natureza de seu trabalho em Administrativa ou Judicial.
Unidade Gestora Órgão responsável pela gestão da Meta.
Meta É um valor a ser alcançado pela organização ou parte dela que vai ajudar no atingimento de um objetivo. Ela é temporal e tem um indicador associado capaz de medir o seu atingimento.
Organização Organização ao qual se refere o plano estratégico ou uma meta (metas de comparação). Uma organização pode ter vários planos estratégicos (Ex. Corporativo, setorial).
Perspectiva É um decomposição lógica do planejamento estratégico, indicando as dimensões do negócio da organização.
Percentual de cumprimento de meta É quanto de uma meta foi cumprido num determinado período.
Plano Estratégico Documento que dita a estratégia de uma organização na busca do atingimento de objetivos previamente definidos. Um plano tem sempre uma vigência definida. Geralmente uma unidade gerencial coordena a criação do plano que será aplicado à organização (corporativo) ou à uma parte dela (setorial).
Tema Divisão temática dos objetivos de uma organização.
Variável Elemento matemático utilizado no cálculo do indicador. Ele guarda amostras temporais de um valor a ser medido.



SCJUD – Sistema de Cálculo de Processo Judicial

Login SCJUD | Efetuar Cálculo | Manter Parâmetros de Cálculo | Gerar Relatório de índices | Glossário SCJUD