Mudanças entre as edições de "Logs de auditoria"
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Este módulo tem por objetivo orientar o usuário a consultar os logs de auditoria do sistema afim de identificar ações realizadas por usuários dentro do sistema. | Este módulo tem por objetivo orientar o usuário a consultar os logs de auditoria do sistema afim de identificar ações realizadas por usuários dentro do sistema. |
Edição das 17h37min de 25 de abril de 2022
Este módulo tem por objetivo orientar o usuário a consultar os logs de auditoria do sistema afim de identificar ações realizadas por usuários dentro do sistema.
Índice
Inclusão de registros
Funcionalidade interna responsável por incluir um registro no banco de dados da aplicação para cada operação auditável.
Operações
1. Login: Registrada cada vez que o usuário realizar, com sucesso, o login no sistema; sendo assim, o resultado do acesso é dado como "Sucesso". Caso o mesmo seja mal sucedido, o resultado do acesso será dado como "Fracasso".
2. Logout: Registrado quando um usuário realiza logout do sistema ou quando a sessão expirar.
3. Consulta: Registrado quando o usuário utiliza uma funcionalidade que possua filtros e realizam algum tipo de pesquisa interna no sistema. Nessa operação, é salvo, também, a consulta feita pelo usuário em formato SQL.
4. Edição: Salva um registro quando o usuário realiza uma edição em alguma funcionalidade do sistema.
5. Criação. Registrada quando o usuário realiza a inclusão de dados no sistema.
6. Exclusão: Registrada quando o usuário realiza a exclusão de dados no sistema.
Dados auditados
Data
Refere-se à data em que a ação foi realizada pelo usuário.
O formato segue o padrão DD/MM/AAAA hh:mm:ss.
Login de Acesso
Refere-se ao login de acesso do usuário (SAA), no qual foi usado para iniciar uma sessão no sistema.
Resultado de Acesso
Indica o resultado do login.
- Sucesso: indica que o login do usuário foi bem-sucedido.
- Falha: indica que o usuário, por alguma razão (senha incorreta, falta de permissões etc.), não conseguiu realizar o login.
IP de Acesso
Refere-se ao IP do usuário que realizou a ação.
Identificador da funcionalidade
Refere-se ao identificador da funcionalidade (SAA) na qual o usuário realizou a ação.
Antes
Refere-se ao valor de um registro antes do mesmo ter sido alterado, criado ou excluído.
Depois
Refere-se ao valor de um registro após o mesmo ter sido alterado, criado ou excluído.
Consulta
Refere-se à uma consulta realizada pelo usuário em alguma funcionalidade que possua filtros ou pesquisa interna no sistema. A mesma é salva em formato SQL.
Mapeamento: Operação x Dados auditados
Operação efetuada | Dados armazenados |
---|---|
Login | Data, IP de Acesso, Login de Acesso, Resultado |
Logout | Data, IP de Acesso, Login de Acesso, Resultado |
Criação | Antes, Data, Depois, Identificador da Funcionalidade, IP de Acesso, Login de Acesso |
Consulta | Consulta, Data, Identificador da Funcionalidade, IP de Acesso, Login de Acesso |
Deleção | Antes, Data, Depois, Identificador da Funcionalidade, IP de Acesso, Login de Acesso |
Edição | Antes, Data, Depois, Identificador da Funcionalidade, IP de Acesso, Login de Acesso |
Logs de Auditoria (Consulta)
Como acessar esta funcionalidade?
Acesse o link: https://rails-appref/ (ou https://rails-appref:8092/login). Após ter efetuado o login, posicione o mouse sobre a opção Administração no menu do sistema e em seguida, clique na opção Logs.
Imagem 1: Menu principal do sistema.
Será exibida a tela "Logs de Auditoria", conforme imagem 2.
Imagem 2: Tela Logs de Auditoria.
Consultar Registros
Esta funcionalidade exibe todos os registros que foram salvos a partir da Inclusão de Registros da auditoria do sistema.
O acesso inicial à tela de Consultar Logs de Auditoria segue as seguintes regras:
Caso não tenha sido informado nenhum filtro de pesquisa, será exibida a mensagem: É necessário informar um ou mais filtros de pesquisa para visualizar os Logs de Auditoria.
Caso algum filtro de pesquisa tenha sido informado: Exibir os registros, limitados a 1000. Usuário pode personalizar o número de registros a serem exibidos.
Somente o perfil Administrador possui acesso a esta funcionalidade.
Filtros de Pesquisa
O sistema oferece filtros de pesquisa conforme a imagem abaixo.
Imagem 3: Filtros de Pesquisa.
Para filtrar registros, preencha um ou mais campos disponibilizados na seção "Filtros da Pesquisa" (imagem 3) e, em seguida, clique no botão .
O resultado da Consulta será exibido na grid "Resultados da Pesquisa" conforme imagem abaixo.
Imagem 4: Resultados da Pesquisa.
Para limpar os filtros da pesquisa que, porventura, tenham sido preenchidos, basta clicar no botão .
O campo Resultado do Acesso só será ativado se a opção selecionada no campo Operação for Login.
Recursos presentes no grid Resultados da Pesquisa
Agrupamento de Resultados
Para agrupar os registros do grid de Resultados da Pesquisa, clique no botão Exibindo Colunas. Nele, serão exibidas as seguintes opções:
Operação, Data/hora, Login, IP, Resultado, Funcionalidade, Consulta, Antes e Depois.
Ao realizar uma seleção, o grid será reordenado, agrupando os registros de acordo com a opção selecionada pelo usuário.
Exibição de Colunas
O botão Exibindo Colunas é responsável por exibir ou ocultar colunas do grid. Nele, são exibidas as seguinte opções:
Operação, Data/hora, Login, Perfil, IP, Resultado, Funcionalidade, Consulta, Antes e Depois.
Ao realizar uma seleção, o grid será reordenado, exibindo apenas as colunas selecionadas pelo usuário.
Por padrão, são exibidas as colunas: Operação, Login, Data/hora, IP, Resultado e Funcionalidade.
Ordenação de Resultados
Para ordenar uma coluna em ordem crescente/decrescente, basta clicar no botão na coluna desejada.
Por padrão, o grid exibe os registros por Operação, de forma crescente.
Personalizar quantidade de Resultados
Por padrão, são exibidos apenas 10 registros por página no grid; porém, o usuário pode personalizá-la para 25, 50 ou 100 através do campo de seleção Resultados por página.
Realizar Pesquisa
O campo de formulário Pesquisar permite que o usuário pesquise por algum termo a partir dos registros exibidos no grid Resultados da Pesquisa. Ao inserir um termo, o grid será reorganizado, passando a exibir apenas registros que contenham o termo digitado.
Salvar resultados da pesquisa
A consulta de logs também permite que o usuário salve os resultados da pesquisa em diversos formatos:
Copiar: Copia todo o conteúdo existente na tabela para a área de transferência.
Excel, CSV ou PDF: Gera um arquivo com o resultado da tabela para um destes formatos.