Mudanças entre as edições de "Página de Saúde"

De Manuais de Sistemas
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 20: Linha 20:
 
'''2. Nome:''' Exibe o nome do serviço que está sendo monitorado. A Gem deverá buscar nos arquivos properties.yml e database.yml pelas tags referentes aos nomes dos serviços monitorados
 
'''2. Nome:''' Exibe o nome do serviço que está sendo monitorado. A Gem deverá buscar nos arquivos properties.yml e database.yml pelas tags referentes aos nomes dos serviços monitorados
  
'''3. Endereço:''' Contém a URL do serviço.
+
'''3. Endereço:''' Contém a URL do serviço. O conteúdo da coluna somente é exibida se for realizado login na página de saúde.
  
'''4. Descrição:''' Contém a descrição do serviço. Esta descrição estará localizada no arquivo properties.yml (ou no database.yml, caso se trate de uma base de dados).
+
'''4. Descrição:''' Contém a descrição do serviço. Esta descrição estará localizada no arquivo properties.yml (ou no database.yml, caso se trate de uma base de dados). O conteúdo da coluna somente é exibida se for realizado login na página de saúde.
  
 
'''5. Status:''' Exibe o estado do serviço. Pode ser "Ativo", "Testando..." ou "Inativo"
 
'''5. Status:''' Exibe o estado do serviço. Pode ser "Ativo", "Testando..." ou "Inativo"

Edição das 17h56min de 26 de novembro de 2020

Como acessar essa funcionalidade?

A Funcionalidade é acessada ao ser digitado /saúde/ no final do link do ambiente do sistema.

Exemplo: https://rails-appref:8092/login (Link da Aplicação de Referência em Produção), ficaria da seguinte forma (https://rails-appref:8092/saude/)

A funcionalidade pode ser acessada por qualquer usuário (Não necessita Autenticação)

Visualizar Status de Sistema

Funcionalidade interna responsável pela exibição dos status dos serviços da aplicação. Na imagem abaixo, é mostrado como é exibido para o usuário a página de saúde.

Pgina de sade.png

Detalhamento das Colunas

1. Tipo de Serviço: Exibe que serviço está sendo checado. A Gem deverá buscar nos arquivos properties.yml e database.yml pelas tags que declaram o serviço.

2. Nome: Exibe o nome do serviço que está sendo monitorado. A Gem deverá buscar nos arquivos properties.yml e database.yml pelas tags referentes aos nomes dos serviços monitorados

3. Endereço: Contém a URL do serviço. O conteúdo da coluna somente é exibida se for realizado login na página de saúde.

4. Descrição: Contém a descrição do serviço. Esta descrição estará localizada no arquivo properties.yml (ou no database.yml, caso se trate de uma base de dados). O conteúdo da coluna somente é exibida se for realizado login na página de saúde.

5. Status: Exibe o estado do serviço. Pode ser "Ativo", "Testando..." ou "Inativo"

6. Resposta: Exibe o código da resposta do serviço quando a página for exibida, ou quando clicar no botão "Atualizar" da coluna "Ações". O campo poderá retornar um código HTTP ou retornar algum possível erro do sistema de forma tratada.

7. Ações: Registrada quando o usuário realiza a exclusão de dados no sistema.