Painel de Gestão de Desempenho 1° Grau - Juizado Especial
Índice
Acessando o Sistema
Para acessar o SEI, acesse o link https://sei.tjce.jus.br/dev/users/sign_in. Será exibida a tela de logon (Imagem 1)
Imagem 1:logon do Sistema
Digite sua matrícula, senha de rede e em seguida clique em Login. Será exibida a tela inicial do SEI.
Pesquisar Informações
Para acessar o painel, o usuário deverá selecionar a opção Gestão de Desempenho no menu do sistema, selecionar 1º Grau.
Para pesquisar as informações do painel de Gestão de Desempenho, preencha os filtros e clique no botão . O sistema exibirá o painel com cards e gráficos de acordo com o preenchimento dos filtros (Imagem 2). Os filtros a serem preenchidos são:
Competência: As unidades judiciais têm suas competência determinadas pela Lei nº 16.397/2017, que dispõe acerca da organização judiciária do Estado do Ceará.
Comarca: São as unidades que compõem, para fins de administração do Poder Judiciário estadual, o território do Estado do Ceará. Podem ser Sede ou Vinculada.
Órgão julgador: Este campo pode ser utilizado para restringir a pesquisa apenas aos processos de um determinado Órgão Julgador. Apresenta comportamento diferente de acordo com o perfil do usuário logado:
- Servidor de Unidade Judiciária ou Magistrado que responda apenas por uma unidade (Perfil Operador da Área Judiciária): O usuário poderá selecionar qualquer órgão julgador, mas só será permitido detalhar os dados (listar os processos) para a sua unidade de lotação; - Servidor de Unidade Administrativa (Perfil Operador da Área Administrativa): O usuário poderá selecionar todos os órgãos julgadores, mas não conseguirá detalhar os dados; - Magistrado respondendo por mais de uma unidade ou Coordenador de uma Especialidade ou ainda um Diretor de SEJUD (Perfil Coordenador): O usuário poderá selecionar todos os órgãos julgadores, mas só será permitido detalhar os dados (listar os processos) para a sua unidade de lotação, além das unidades associadas ao seu usuário; - Corregedoria (Perfil de Gerente Judicial): Poderá selecionar qualquer órgão julgador para filtrar a pesquisa. - Administrador do sistema: Poderá selecionar qualquer órgão julgador para filtrar a pesquisa.
Ano: É possível selecionar o ano da pesquisa (a partir de 2017).
Classe da Taxa de Congestionamento: Aqui, o usuário poderá selecionar se deseja que o painel apresente todos os processos da unidade, apenas processos que sejam de classes pertencentes à taxa de Congestionamento ou apenas os demais processos. Caso você não selecione um dos dois itens, serão apresentados os quantitativos e indicadores totais.
Obs1: O "Ano" vigente já vem selecionado. Obs2: Caso o campo Órgão Julgador seja preenchido, os cards Novos Processos, Pendente de Julgamento, Processos Julgados, Pendente de Baixa e Processos Baixados podem ser detalhados.
Imagem2: Tela de pesquisa
Na primeira linha, serão apresentados cards com os seguintes indicadores:
a) quantidade de casos novos no ano selecionado; b) acervo de processos pendentes de julgamentos no final do ano selecionado; c) quantidade de processos julgados no ano selecionado; d) quantidade de processos pendentes de baixa no final do ano selecionado; e) total de processos baixados no ano selecionado; f) a taxa de congestionamento no final do ano selecionado.
É importante lembrar que a atualização dos painéis é até o dia anterior.
Será apresentado no canto superior direito da tela, a data da última atualização realizada no painel de desempenho.
Abaixo das quantidades apresentadas na primeira linha, você identificará gráficos com os seguintes indicadores:
a) Índice de Atendimento por Mês:
Índice de Atendimento à Demanda: indicador que verifica se a unidade judicial foi capaz de BAIXAR processos pelo menos em número equivalente ao quantitativo de casos novos. O ideal é que esse indicador permaneça superior a 100% para evitar aumento dos casos pendentes, além de possibilitar redução de acervo processual. Julgado/Casos Novos: indicador que verifica se a unidade judicial foi capaz de JULGAR processos pelo menos em número equivalente ao quantitativo de casos novos. O ideal, também, é manter acima de 100%. Vale ressaltar, aqui, que não foi aplicado o glossário da Meta 1, sendo considerados para o cálculo processos de conhecimento e execução. OBS.: Os valores exibidos no gráfico, para cada mês, são referentes ao percentual alcançado em cada mês. Já o Valor do Indicador no rodapé do gráfico, corresponde ao resultado do índice no ano, atualizado até o dia anterior.
Nesse gráfico é possível clicar em um dos indicadores para escondê-lo, de forma que apenas um indicador seja exibido no gráfico.
b) Índice de Julgamento por Mês: mede o percentual de processos judiciais que foram julgados no mês em relação ao acervo de processos judiciais pendentes de julgamento.
c) Índice de Baixa por Mês: mede o percentual de processos judiciais baixados no mês em relação ao acervo de processos judiciais pendentes de baixa.
d) Índice de Baixado/Julgado por mês: auxilia a unidade no acompanhamento das baixas em relação aos julgamentos. É importante conseguir julgar e baixar numa proporção próxima, para não ocorrer acúmulo de baixas.
Exportar PDF
Para exportar as informações exibidas no painel, em arquivo no formato PDF, clique no botão .
Listagem de Processo
Para visualizar as informações da listagem de processo, clique nos cards conforme a (Imagem 2). O sistema abrirá uma tela com as informações da (Imagem 3). Mas atenção, a listagem de processos somente será exibida se o campo Órgão Julgador estiver preenchido com a sua unidade de lotação.
Filtro 'Tipo de Processo': Inicialmente, vem preenchido com a opção do card selecionado para detalhamento. Apresenta as opções 'Novos Processos', 'Pendente de Julgamento', 'Processos Julgados', 'Pendente de Baixa' e 'Processos Baixados' para seleção. Ao modificar a opção e clicar no botão , os dados apresentados na tabela de resultados serão atualizados de acordo com a opção selecionada.
Tabela: Apresenta uma lista de processos, como resultado da pesquisa, exibindo os seguintes dados: Número do Processo, Data de Distribuição, Classe, Assunto Principal, Fila de Trabalho, Última Movimentação e Movimentação
Imagem 3: Tela Listagem de Processo
Exportar em formato PDF
Para exportar o conteúdo da listagem de processos, em arquivo no formato PDF, clique no botão .
Exportar em formato XLS
Para exportar o conteúdo da listagem de processos em arquivo no formato XLS, para uso em planilha eletrônica, clique no botão .
O arquivo será gerado com o nome SEI - Painel de Desempenho 1º Grau - seguido pelo nome do Gráfico/Card, coforme a imagem abaixo.
Detalhamento do Processo
Ao clicar no número do processo da (Imagem 3), o sistema exibirá a tela de Detalhamento do Processo conforme a (Imagem 4).
Obs.1: Será apresentado o nome do órgão julgador competente pelo respectivo processo.
Ícone Detalhar: quando clicado expande o detalhamento do processo, será apresentado processos descendente, do mais recente para o mais antigo.
Imagem 4:Tela de Detalhamento do Processo.
Botão Imprimir
Para imprimir os dados do processo em questão, clique no botão .